aluguel-de-guindastes-qual-modelo-escolher

Qual o guindaste ideal para escolher

Os guindastes são utilizados para movimentação e levantamento de cargas, equipamentos ou peças de um ponto para outro de maneira mecânica, prática e segura.

Ao realizar uma obra, de prédios, casas ou qualquer outro tipo fazer a locação de guindastes faz com que a obra ocorra de maneira mais rápida e com mais segurança para os trabalhadores, pois esses contaram com os equipamentos necessários, tendo facilidade quando houver necessidade de movimentar equipamentos pesados, por exemplo.

Os guindastes são compostos por uma torre, roldanas e cabos que são responsáveis por levantar, movimentar horizontalmente e transportar as cargas, podendo aguentar pesos entre 25 e 220 toneladas. Na hora de pesquisar sobre a locação de guindastes é necessário verificar qual modelo atenderá melhor a demanda da sua empresa.

Por isso, as empresas que optam pelo aluguel de guindastes, devem estar atentos se a empresa de aluguel escolhida é confiável e responsável em relação a segurança do equipamento. Além disso, há no mercado vários tipos de guindastes, cada um destinado ao levantamento de um tipo de carga e peso. Há os guindastes sobre caminhão, pórtico, flutuante e torre, saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Tipos de guindastes

Ao pensar sobre o aluguel de guindastes, o primeiro ponto a ser levado em consideração é qual será a sua utilização, pois isso influenciará no tipo de guindastes que devem ser escolhidos. Cada modelo tem sua particularidade e forma de utilização, podendo variar em quantidade de carga suportada, aparência e tamanho.

Nos guindastes de carga que são acoplados a caminhões, seu braço acoplado ajuda na movimentação de cargas, descargas e movimentação do próprio caminhão. Já os guindastes flutuantes, são mais utilizados para carga e descarga de navios, em barcos de resgate, construção de pontes, entre outros. E esses são somente dois exemplos de tipos de guindastes. Conheça mais sobre os tipos de guindastes:

  • Guindaste articulado

Esse tipo de guindaste fica sobre um veículo de tração de quatro rodas, similar a um caminhão. Conhecido também como caminhão munck, além de ter a capacidade de levantar grandes cargas, ainda conta com a mobilidade do caminhão, tornado ainda mais fácil a movimentação de cargas pesadas. Além disso, esse modelo possui um apoio nas laterais para melhor estabilização, chamado de patolas. Ele é usado para pegar, elevar e transportar diversos materiais para locais diferentes.

  • Guindaste sobre rodas

Versátil, é um tipo de equipamento que pode ser utilizado em diversos tipos de movimentação de cargas pesadas. Montados sobre caminhão convencional (com chassis alongado) ou concebidos em caminhão e equipamento, o guindaste sobre rodas contém lança telescópica com a opção de colocação de Jib.

Essenciais nas operações de içamento vertical em canteiros e indústrias, os guindastes sobre rodas variam de acordo com a capacidade de carga e a topografia do terreno. No geral, são ideais para todo tipo de serviço que necessite de um deslocamento rápido até o local da execução.

  • Guindaste sobre esteiras

Capaz de operar em terrenos acidentados que se destaca pela capacidade sua operacional e versatilidade adequada. Trata-se de uma máquina que possui lança telescópica com acionamentos mecânicos, elétricos ou hidráulicos e conta com alta capacidade de movimentação de carga e longo alcance. É indicado para operações de montagem de torres eólicas, caldeiras, pré-moldados, estruturas metálicas e silos, bem como para atividades em petroquímicas, barragens, usinas, mineradoras, estaleiros, manutenção industrial, entre outros.

Esses são os tipos de guindastes específicos para atender a diversas demandas, pensando na utilização do guindaste no seu negócio fica mais fácil escolher em uma empresa de aluguel de guindastes quais tipos de guindastes se encaixam melhor e desfrutar de seus benefícios.

Benefícios da locação de guindastes

O aluguel de guindastes para içamento ou transporte de materiais traz muitos benefícios, como mais produtividade, pois como o levantamento de cargas pesadas acontece de maneira mais fácil e rápida a empresa acaba ganhando nesse ponto.

A empresa contratante da locação de guindastes ganha também em economia, pois fazer a locação deste equipamento reduz os custos para a empresa, por exemplo, de contratação de mais mão de obra. Além disso, ao optar pelo aluguel de guindastes a empresa contratante terá melhores condições de pagamento e facilidade para devolução dos equipamentos.

A segurança também é outro fator muito relevante em relação a locação de guindastes, pois com esse equipamento não há perigo de uma carga pesada cair de uma grande altura, o que poderia causar um grave acidente. Ao realizar essa locação com uma empresa de aluguel de guindastes, além de todos os benefícios que o próprio equipamento traz, ainda há a vantagem de ter uma vistoria prévia do guindaste para que ele esteja de acordo com todas as normas de segurança e não apresente nenhuma falha operacional.

Agora que você já sabe todos os benefícios do aluguel desse equipamento, procure uma empresa de aluguel de guindastes que seja de confiança e aproveite de todos essas vantagens.