aluguel-de-plataformas-aereas-em-sp

O que são as plataformas aéreas?

Plataformas aéreas são equipamentos usados para içamento de cargas ou pessoas e movimentação das mesmas. São indicadas para trabalhos em altura, podendo ser utilizadas em diversos segmentos, por exemplo, para manutenções dentro de shoppings, para trocas de lâmpada de um poste, ou até mesmo em grandes indústrias.

As plataformas aéreas são equipamentos muito versáteis. Existe no mercado diversos modelos, possibilitando trabalhar com levantamento de cargas ou pessoas e tamanhos, podendo trabalhar desde alturas menores até as maiores, isso faz com que essas plataformas consigam atender a todo tipo de demanda.

Visto isso, se a sua empresa precisa fazer um serviço em altura, a melhor opção é fazer o aluguel de plataformas aéreas em SP, assim o trabalho será feito de maneira mais ágil e confortável. Mas antes disso é preciso saber quais plataformas existem no mercado e também suas normas de utilização.

Tipos de plataformas aéreas

Os principais tipos de plataformas aéreas utilizadas pela LPTA são as articuladas e telescópicas. O primeiro modelo pode atingir mais de 40 metros de altura e tem como principal destaque a garantia de produtividade, pois o espaço de deslocamento sobre ele é grande, permitindo que o profissional utilize diversas outras ferramentas facilmente.

Além disso, tem movimentação em ambas as direções — vertical e horizontal —, fato que o torna ideal para ambientes de difícil acesso, como corredores estreitos em obras. Pode ser elétrico ou a diesel, sendo que o primeiro caso é indicado para locais fechados, com piso regular, enquanto o segundo modelo é recomendado para ambientes abertos.

Já a locação de plataforma aérea telescópica em SP é um tipo específico utilizada em terrenos acidentados ou locais fechados que possuam obstáculos para a movimentação vertical. Ela é muito utilizada em locais abertos para atingir grandes alturas. Embora seja encontrada em modelos distintos e diferentes alturas máximas de elevação para cada tipo de aplicação, consegue alcançar até 43 metros e são muito utilizadas em obras de construção civil e locais acidentados.

Benefícios da locação de plataformas aéreas em SP

Há muitos benefícios para as empresas que fazem o aluguel de plataformas aéreas em SP, entre eles está a versatilidade dessa máquina, ela permite que sejam feitos serviços em ambientes externos ou internos, em alturas maiores e menores, além de atender a pisos regulares ou irregulares.

Com isso, a empresa contratante da locação de plataformas aéreas em SP fica possibilitada de atender clientes desde shopping, indústrias, altos prédios, entre outros segmentos. Além disso, esse equipamento oferece muito mais segurança para o trabalhador, ele fica mais confortável para realizar o serviço e ganha também mobilidade, o que leva o trabalho a ser mais ágil e rápido, ganhando também em produtividade.

Normas para aluguel de plataformas aéreas em SP

Na locação de plataforma aérea em SP é necessário seguir as normas da NR 18, tanto para as especificações do equipamento, quanto para o treinamento do trabalhador que irá operar a máquina. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • O operador deve ter treinamento de acordo com a NR 18 e ler o manual completo para entender sobre as sinalizações de segurança;
  • Antes de operar o equipamento, deve-se fazer uma inspeção pré-operatória e também testes funcionais da plataforma aérea. Verificando alarmes, sensores de níveis e todos os dispositivos de segurança, caso um desses não esteja funcionando perfeitamente, poderá colocar a vida do trabalhador em risco;
  • Estar atento para que o operador não desça da plataforma enquanto ela ainda estiver elevada, além de o trabalhador sempre levar consigo um rádio ou telefone para possíveis emergências;
  • Ter outros operadores treinados no local, pois caso haja alguma falha em que o sistema de segurança não funcione, eles saberão qual procedimento realizar;
  • Quando utilizado em canteiros de obra, deve ser feita a análise do terreno para avaliar os riscos, como buracos, rede elétrica, inclinações, entre outros fatores.

Essas são somente algumas regras estabelecidas pela NR 18 para utilização e operação de plataformas aéreas, por isso, se está pensando em fazer o aluguel de plataformas aéreas em SP, procure a LPTA, uma empresa de locação de plataformas aéreas que conta com profissionais qualificados para atender a sua empresa.