diferenca-entre-plataformar-aereas-e-andaimes

Seu projeto mais seguro!

Se você estiver na fase de planejamento do projeto, vai com certeza precisar decidir entre o uso do andaime ou plataforma para obras. Ambas as opções apresentam características e podem ser aplicadas de formas distintas, iguais, e propósitos mais complicados.

Para você decidir qual usar, fizemos esse artigo completo para você saber a diferença entre plataformas aéreas e andaimes.

O que são andaimes?

Andaimes são estruturas montadas para ter acesso a algum lugar mais alto, e que podem ser feito de diversos materiais, mas o mais comum é o de aço.

A estrutura funciona é montável, as peças se encaixam de acordo com a necessidade e altura para ser trabalhada, por este motivo, é muito importante que os engenheiros ou técnicos responsáveis estejam sempre acompanhando sua montagem para garantir a segurança dos colaboradores e verificar qual é base que está nivelada.

O que são plataformas aéreas?

As plataformas aéreas funcionam de uma forma semelhante aos elevadores, assim com o andaime o objetivo é facilitar o trabalho em altura, mas tem uma diferença, as plataformas não necessitam de montagem e desmontagem, e são mais seguras.

Elas trazem o benefício de ser automatizada, ou seja, com sistemas elétricos ou a diesel, é possível fazer o transporte dos colaboradores para a realização dos trabalhos em altura, além disso são plataformas que se adaptam a qualquer tipo de terreno. A plataforma aérea tipo tesoura é uma plataforma para obras ou manutenção predial que pode atingir 10 metros de altura, sendo indicado para trabalhos verticais e pode comportar até mais de uma pessoa durante a execução do trabalho.

Andaimes e plataformas aéreas

Quando comparamos ambas, quem leva a melhor função? Tudo depende do que você irá realizar, mas vamos supor que seja nas mesmas condições de trabalho, na quantidade de colaboradores, altura e projeto.

Quando pensamos na utilização de andaimes para obras, várias outras atividades são necessárias, como montagem e a necessidade que um colaborador escale a estrutura para realizar o trabalho. Além do fato de que se houver a necessidade de mudar de posição de andaime é necessário para desmontar a estrutura no novo local.

Quando pensamos na utilização da plataforma para obras, quase a totalidades subatividades que são atreladas ao andaime não são necessários. O equipamento não necessita de montagem, tê-lo no local da obra já é o necessário, sendo que é somente acioná-lo para que fique altura que é preciso.

Qual deles proporciona maior produtividade?

Quando o serviço é realizado com andaime, as obras demoram em média 4h para ficar pontas, já com a plataforma aérea foi necessário 2h para execução do mesmo serviço, com plataformas aéreas há uma produtividade maior no tempo de trabalho e 50% de redução da mão de obra de trabalho.

Plataformas aéreas são consideradas mais dinâmicas porque são equipamentos móveis, que podem ser deslocados conforme o necessário, já os andaimes são estáticos. Por mais que os andaimes sejam mais confortáveis para o colaborador elas não são a opção mais seguras, inclusive algumas obras são embargadas por conta de falhas na execução e podem dar problemas com a segurança do trabalho.

Escolha a plataforma áerea

Além da mobilidade e da segurança, esse equipamento é a melhor opção para serviços que necessitam de altura. Graças a possibilidade de trabalhar com terrenos desnivelados, uma vez que os andaimes precisam estar assentados em base plana para garantir estabilidade do equipamento, enquanto plataformas aéreas podem se mover em terrenos irregulares.

O dimensionamento e o projeto de andaime precisa ser realizado por profissionais qualificados e habilitados, exigindo a emissão respectiva e responsabilidade técnica, enquanto a plataforma aérea só precisa de um operador habilitado para operar.

Uma outra vantagem da plataforma aérea está no custo final, aluguel de plataforma aérea sobre caminhão em sp é muito mais barato do que você imagina, isso acontece porque as plataformas aéreas não geram custos a mais, como montagem etc.

Então por mais que aparentemente o aluguel de plataforma aérea sobre caminhão em SP seja mais caro, no final das contas você sem sombra de dúvida irá economizar, e sem riscos de gastar com processos devido a acidentes de trabalho.

Aluguel de plataforma aérea sobre caminhonete em SP

Se você busca aluguel de plataforma aérea sobre caminhonete em SP, você pode entrar em contato com a LPTA, que é especialista no ramo e tem equipamentos disponíveis de última geração com preços acessíveis. Quer conhecer mais o aluguel de plataforma aérea sobre caminhonete em SP, confira em nosso site!